Gravidez exige boa saúde dental

 

Mulheres que desejam engravidar devem ficar atentas à saúde dental, dizem novos estudos que foram apresentados hoje em um seminário na Faculdade de Medicina de Georgetown (Washington DC).

Segundo os pesquisadores, doenças periodontais podem não só retardar a gravidez como também provocar parto prematuro.

Eles acreditam que a causa seja o processo inflamatório que a periodontite desencadeia no organismo, já relacionado a doenças do coração e diabetes tipo 2 e baixa qualidade do sêmen em homens.

A recomendação é que, se visitas frequentes (a cada seis meses) ao dentista ainda não fazem parte da sua rotina, inclua-as imediatamente.

Sangramento na gengiva ao passar o fio dental é o principal sinal de que a saúde periodontal precisa de cuidados rápidos.

 

Escrito por Cláudia Collucci às 20h48

Jornalista da Folha de S.Paulo, mestre em história da ciência pelo PUC de São Paulo, autora dos livros ("Quero Ser Mãe", editora Palavra Mágica, e "Por Que a gravidez Não Vem?", editora Atheneu)

Este espaço trata de questões relacionadas à fertilidade, como a angústia que envolve a dificuldade de gravidez, os aspectos físicos e emocionais da infertilidade, os tratamentos em reprodução assistida e a polêmica em torno das novas tecnologias.

Neste blog Na Web

"Quero Ser Mãe"

O livro conta histórias reais de 30 mulheres que fizeram fertilização artificial em razão de diversos problemas

"Por Que a Gravidez Não Vem?"

Esclarecimentos sobre infertilidade conjugal a partir de dúvidas de quem vive o problema

 Visitas